Alimentos que cuidam da saúde dos seus rins

Alimentos que cuidam da saúde dos seus rins

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Atualizado el14 de setembro de 2017, 10:19

Se tivermos em conta que a principal função dos rins é a eliminação das substâncias de resíduos do organismo através da urina, e que estes são gerados, principalmente, dos alimentos que ingerimos diariamente, imagine o quão importante é a dieta para cuidar destes órgãos.

Alimentos que cuidam de seus rins

E não só isso, os principais inimigos dos rins (a tensão arterial e o açúcar no sangue altas, que são as primeiras causas de doença renal) também têm muito que ver com tudo o que comemos ou, pelo menos, podem manter-se à distância com uma alimentação adequada. Assim que toma nota: vigiar a dieta é garantia de saúde para seus rins.

1. Mantendo o colesterol a listra

Coração e rim estão muito relacionados. Por isso, para proteger o rim é fundamental controlar o colesterol, um dos principais fatores de risco cardiovascular. Conseguir, reduzindo em sua dieta os alimentos ricos em gorduras saturadas (carnes vermelhas, laticínios inteiros…) e aumentando as insaturadas (peixe, frutos secos…). Use azeite de oliva para cozinhar, aumenta o colesterol bom.

2. Não exagere com as proteínas

O rim limpa o sangue de resíduos para expulsá-los através da urina, e um dos principais é a uréia, que se forma pela decomposição de proteínas. Por isso, se você quantidade exceder os rins têm que trabalhar mais para eliminar a ureia e isso pode danificá-los. Segundo a OMS, apenas 10% a 15% das calorias diárias devem ser provenientes das proteínas. Carnes vermelhas, laticínios integrais e ovos são ricos em elas.

3. Controla o sal

Se tomar bastante sal, os rins têm dificuldade para eliminar o excesso de sódio, e isso causa, além de sede, retenção de líquidos e hipertensão arterial, que pode danificar os vasos sanguíneos do rim. Os médicos recomendam não ultrapassar 1,5 g de sódio por dia. E não se esqueça de que há sal escondido em muitos alimentos (enchidos, cozidos, queijos curados, picles…).

4. Como você controla o que beber? Assim afetam os líquidos do rim

  • Água. Para realizar bem a sua função não é necessário beber mais de 2 litros por dia, a não ser que se tenham cálculos, porque ajuda a expulsá-los.
  • Refrigerantes. O melhor são as ipod naturais. Os refrigerantes de cor escura, as bebidas com sabor de frutas ou chás engarrafados ou em lata podem ter muito fósforo.
  • Sucos. Se houver algum problema renal pode ser que o médico recomende limitar o consumo de suco de laranja e substituí-lo por maçã, uva ou abacaxi.

5. Escolhe bem os hidratos

São a principal fonte de energia, mas deve reduzir o consumo dos simples (açúcar, mel, compotas, bolos, biscoitos, pastelaria, confeitaria…) e aumentar a ingestão de complexos (cereais integrais e leguminosas). Qual a razão? Os primeiros se transformam rapidamente em açúcar e aumentam o risco de diabetes tipo 2. E o açúcar elevado no sangue já dissemos que é uma das principais causas de doença renal.

mima seus rins

Se não estiver bem hidratado nas semanas anteriores, é possível que seus rins não reclamem. Assim, você pode cuidar deles:

  • Precisam de água para fazer bem o seu trabalho: Bebe diariamente dois litros de água de baixa mineralização. Assim, os apoios a mobilizar os resíduos para removê-los facilmente através da urina.
  • Fruta e verdura fresca todos os dias: São os alimentos que mais favorecem a função de tratamento dos rinones já que, além de conter água, são ricos em potássio, que aumenta a produção de urina.
  • Sal com moderação e protéinas as justas: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não deve superar os 5 gramas de sal por dia. Quando tomado em excesso, os rins não o conseguem eliminar bom e aumenta o risco de retenção de líquidos e hipertensão arterial.

Quanto às proteínas, em uma dieta de 2.000 kcal não tem que comer mais de 65g diárias deste nutriente. Estácomprobado que o seu excesso dificulta o trabalho dos rins.

Os vegetais mais ricos em potássio

  1. Frutas: banana, maçã, laranja, damasco, pêssego e morango são frutas com mais potássio.
  2. Legumes: Como fonte deste mineral, destacam-se a batata, a cebola, o aipo, brócolis, couve-flor e a berinjela.
  3. Legumes e frutos secos: Tomar 2 ou 3 porções de legumes por semana e 25 g de nozes por dia.

Cuidado com o fósforo

Também não lhe convém tomar muito fósforo. É necessário para manter os ossos fortes, mas se os níveis de fósforo no sangue são altos, os rins têm dificuldade em eliminar o excesso, e isso aumenta o risco de doença cardiovascular e osteoporose. Por isso não convém tomá-lo em excesso. É encontrado em alimentos ricos em proteínas e também é usado como aditivo em alimentos processados e refrigerantes.

É importante que você lembre-se que os lácteos fornecem o fósforo, por isso não deve tomar mais de 2 por dia. Procura de ideias para substituí-los, por exemplo, você pode incluir 3 peças de fruta fresca (no café da manhã e lanche) e 2 porções de vegetais por dia para manter a saúde dos seus rins.

Idéias para um cardápio saudável

Café da manhã: Infusão, torrada integral com marmelo e queijo fresco e Kiwi.

Comida: Salada de quinoa com tomate, cenoura e abacate. Salmão em papillote e pina natural.

Jantar: Creme de alho poró, omelete de feijão verde e o requeijão com uvas.