Alimentos enlatados: consúmelos de forma segura

Alimentos enlatados: consúmelos de forma segura

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Atualizado el07 de setembro de 2017, 18:21

A recomendação para uma dieta equilibrada é consumir produtos frescos e sazonais. Mas é verdade que, por vezes, ter conservas a mão nos pode resolver um almoço ou jantar em um ritmo acelerado.

Não há que abusar das conservas (costumam ser ricas em sódio), mas não acontece nada por recorrer a elas de forma pontual, uma vez que também nos permite dispor de alimentos sazonais durante todo o ano.

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PREVENÇÃO

Além disso, o tratamento térmico que se lhes aplica é estudada para afetar a menor medida do possível, o seu valor nutricional.

dicas para SALVAR AS CONSERVAS

  • Se são esterilizadas não precisam de frio. Peixe, marisco, carne, legumes, hortaliças, legumes ou frutas… Estes alimentos, submetidos a uma técnica que consiste em aplicar uma alta temperatura durante o tempo suficiente, se podem destinar até 5 anos porque o processo todos os microrganismos do interior do pote morrem. Seu consumo é seguro, enquanto não se abram. Uma vez abertas, há que guardar o restante na geladeira e consumir em breve.
  • As semiconservas tendem a necessitar de frio. Alimentos como as anchovas, os boqueirões em vinagre, as ovas de atum, o caviar e seus sucedâneos, os fumados… se podem encontrar no supermercado, na forma de semiconserva. Isso significa que foram pasteurizado, mas que não tenham alcançado uma temperatura suficiente para matar todos os microorganismos. Por isso, embora sejam conservados durante um tempo, devem ser guardados no frigorífico.
  • Se são caseiras. Há que ter muito cuidado com as conservas caseiras porque, se o calor aplicado não é o suficiente podem sobreviver nelas bactérias como o Clostridium botulinum, um germe que produz uma toxina que é um dos venenos mais potentes que há na natureza.

Como fazer as conservas mais saudáveis

Dissemos que, sem abusar desses produtos, podem ser uma opção.

Procura eliminar as gorduras vegetais. Se a conserva está banhada em óleo e a etiqueta que indica que são gorduras de origem vegetal, sem especificar qual, é possível que se trate de uma com alto grau de saturação (como ocorre com os óleos de palmiste ou de coco).

É prejudicial para a saúde e, por isso, convém escorra muito bem o alimento banhado em este tipo de óleo ou outros molhos ricos ele. O ideal, no entanto, é escolher aquelas que estejam conservadas ao natural.

Lave os legumes antes de tomá-los. Elimina o líquido e deixe em uma peneira sob a torneira alguns segundos e espera que drenem bem. Desta forma, remover grande parte do sódio do alimento.

Escolha as conservas em frascos de vidro, antes que em lata. O produto das latas, uma vez aberto, passe para um frasco de vidro até o final (não deixe passar mais de um par de dias)

consúmelas de forma segura

Quando você consumir uma conserva almacénala tal como indicar o fabricante e obedece rigorosamente a data de validade. Além disso:

  • Antes de abri-la, limpa muito bem a lata para eliminar possíveis restos tóxicos.
  • Se aparece um líquido turvo e grumoso mergulhando o alimento é importante que a tires.
  • Se você observar um líquido com espuma ou balões de ar, não consumas. Pode estar danificada.
  • Quando ouvir um forte barulho ao abrir o pote de vidro que atire a conserva.
  • Se a lata aparece inchada, com batidas ou oxidada, é melhor que não consumas a comida.
  • Se no interior da lata há uma cor estranha, ou um cheiro desagradável, descarte.