9 alimentos para melhorar sua concentração nos exames

9 alimentos para melhorar sua concentração nos exames

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Atualizado el12 de junho de 2018, 18:45

O que não deve tomar

É importante ter uma dieta rica em feijão, frutas e legumes, cereais integrais e gorduras saudáveis; e baixa em gorduras saturadas e açúcares simples, são a chave para manter a agilidade mental e o poder de concentração. Isso, é claro, deve ir acompanhado de um bom descanso e a prática esportiva regular“, acrescenta a Dra Ana Freire Oliveira, especialista em Nutrição de Quirónprevención, do Grupo QuirónSalud.

Segundo expõe a Dra Frade, é importante evitar:

  • O consumo excessivo de doces. É um erro pensar que, quando estudamos, precisamos de mais açúcar. Obviamente, precisamos de açúcar para funcionar, mas não esse açúcar que imaginamos e não em tão elevadas quantidades. O consumo de produtos de pastelaria industrial, gomas, lanches,… respondem ao estresse, mas não às nossas necessidades nutricionais. Seu conteúdo em gorduras pouco saudáveis não nos beneficia precisamente nestes momentos, mas que pode dificultar o trabalho do nosso cérebro. Ao igual que os açúcares refinados, que, somado à nossa situação sedentária, condicionarão um aumento de peso, perímetro da cintura e de alguns parâmetros relacionados com o risco cardiovascular.

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  • Refeições pesadas. Podem causar lentidão na tomada de decisões, cansaço e desconforto digestivo que nos impedem de desenvolver a nossa atividade de forma eficiente. É aconselhável fazer pequenas doses repartidas ao longo do dia, que mantenham a nossa energia, sem dar a sensação de plenitude. O ideal é comer sem chegar a nos sentirmos saciados, a cada 2-3 horas, fazendo uma maior ingestão das principais refeições.
  • O consumo de excitantes. O estado de nervosismo por não chegar a tempo às vezes faz com que não descansemos adequadamente e que os conceitos que aprendemos não sejam instalados corretamente. Para evitar isso, descanse adequadamente e escolha alimentos benéficos para o seu sistema nervoso na frente daqueles que se podem alterar.

OUTRAS COISAS QUE AJUDAM

Além da alimentação, é necessário ter em conta outros aspectos fundamentais , como o sono, a atividade física, e a necessidade de se desligar um pouco dos apontamentos.

  • A importância de dormir bem. É fundamental dormir entre 6 e 8 horas.Nos ajudará para que estejamos mais relaxados e, portanto, podemos ter um melhor desempenho. O sono é o responsável por fixar em nosso cérebro tudo o que aprenderam. Não dormir bem: diminuição da concentração e aumenta os níveis de ansiedade.
  • Não se esqueça de fazer exercício. Não há necessidade de ir ao ginásio: sabemos que nos dias de hoje a única coisa que você vai fazer é estudar. Mas é aconselhável fazer alguma atividade física, por exemplo, caminhar 30 minutos por dia.

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  • Um conselho: caminhe um pouco pelo bairro ou perto de sua casa depois do estudo de tarde e antes do jantar. Dedicar um tempo do dia para fazer alguma atividade física, ativa a energia e relaxa.
  • Desligue um pouco do estúdio. É importante falar, conversar com os amigos e a família e/ou fazer alguma atividade que você gosta por dia, como ver um capítulo de uma série de TV. É recomendável fazer pausas a cada duas ou três horas.