8 sintomas pouco conhecidos de um problema de tiróide

8 sintomas pouco conhecidos de um problema de tiróide

Rate this post

Atualizado el24 de maio de 2018, 22:17

As alterações da tireoide, que continuam a ser grandes desconhecidas. Calcula-Se que cerca de 700 milhões de pessoas em todo o mundo têm uma tireoide alterada… E a metade delas nem sequer suspeita que seu organismo está em desequilíbrio.

A glândula tiróide tem cerca de 7 centímetros de largura e pesa cerca de 30 gramas. Quando “doente”, seu tamanho e seu peso se altera.

Mas, geralmente, não percebemos as mudanças em sua aparência (melhor dito, em a pele que o cobre), até que alguns sinais são já muito chamativas ou alteraram consideravelmente o nosso ritmo de vida.

Relacionado com este artigo

NUTRIÇÃO & SAÚDE

Por esse motivo, vale a pena que você esteja atento a outros sintomas que podem entrar em estado de alerta.

1. UM VULTO AO BEBER ÁGUA

Este teste simples, que você pode fazer em qualquer lugar, você pode dar informações de como está sua tireoide. Basta beber água em frente a um espelho , seguindo os passos abaixo:

Passo 1. Com uma mão segure o espelho (se é pequeno e portátil) ou fique em frente a um maior (por exemplo, o banho, mas não muito longe dele). Permaneça de maneira que reflita a área de seu pescoço que há entre a área mais próxima ao queixo (laringe) e a clavícula.

Passo 2. Inclina um pouco a cabeça para trás enquanto você continua olhando no espelho.

Passo 3. Toma um gole grande de água e trágalo.

Passo 4. O que acontece em seu pescoço enquanto tragas o líquido ingerido?

Passo 5. Se aparece algum volume ou anotações, um inchaço anormal, consulte o seu médico.

  • Siel aumento do tamanho é uniforme, pode tratar-se de bócio.
  • No caso de que seja doces gulosos (com zonas mais volumosas, poderia tratar-se de um nódulo tireoidiano.

2. Sua pele está desidratada

Se a tireóide vai “lenta”, como ocorre no hipotireoidismo, você vai notar a sua pele pálida e fria, embora o ambiente em que estejas a ter uma temperatura ideal.

Relacionado com este artigo

Saúde

A secagem é outra das evidentes sinais. Os especialistas chamam-xerosis cutânea e pode dar lugar, até mesmo, a que se libertam escamas.

A falta de transpiração costuma acompanhar os sintomas citados antes; mas com o hipertireoidismo ocorre o contrário: a transpiração é muito atraente.

3. MÃOS AMARELAS

As palmas das mãos e as plantas dos pés podem tornar-se amarelas se não são fabricados suficientes de hormônios da tireoide.

Relacionado com este artigo

sintomas

Ocorre por não metabolizar a vitamina A. Os beta-caroteno (em alimentos de cor laranja) se acumulam na pele e se dá esse distúrbio, chamado carotenemia.

4. UNHAS FRACAS

Algumas pessoas tem unhas quebradiças durante toda a sua vida, mas se notas que se passa desde há algum tempo –e há outros sintomas suspeitos– não perca de vista que pode ser culpa da sua tiróide.

Um crescimento mais lento do que o normal seria outra de sinais. Não só se quebram facilmente, mas que crescem a um ritmo lentísimo. Tenha em conta que se considera um crescimento normal se aumentam entre 0,5 e 2 mm a cada semana.

5. OLHOS SECOS E ESCUROS

Não convém ser alarmista, porque são muitas as causas de um olho seco… e alguns não têm impacto de curto prazo, como ficar em um ambiente muito carregado ou até mesmo a passagem dos anos, que costuma reduzir a possibilidade de fabricar lágrima.

No entanto, às vezes o olho seco si é um sinal de algo mais sério. Se a doença tireoidiana não se atrasa, podem aparecer sinais mais marcantes, como olhos arrancados.

Relacionado com este artigo

Tiróide

Oglobo ocular sai, e isso faz com que os olhos fiquem “esbugalhados” e, às vezes, que o pálpebra fique algo constrangida.

É possível, inclusive, que custe fechar as pálpebras. Ocorre quando o globo ocular está ocupando mais espaço (e mais para fora do que o normal. Essa situação pode dar origem a úlceras na córnea.

6. Um “bocado” nas coxas

Os médicos chamam-lhe eritema anular centrífugo, e é uma lesão avermelhada, que tem a aparência de um lanche ou de um anel de bordas avermelhadas e uma área central mais esbranquiçada.

Aparece geralmente nas coxas, dos glúteos e dos braços e, embora pouco comum, é próprio de alguns casos de hipotireoidismo.

7. observA SUAS SOBRANCELHAS

Perder até 1/3 das sobrancelhas, dos extremos, é outra dica. Se a tireóide vai lenta, esses folículos pilosos também se alteram.

Relacionado com este artigo

desintoxicação

Além disso, se você vê que o cabelo cai em tufos, deverá falar com o médico. Quando os hormônios não são produzidos em quantidade necessária, o ciclo que marca o nascimento e a queda do cabelo altera-se e a cabeça se percebem áreas clareadas que, em algumas pessoas, é muito atraente.

8. QUANDO SE DÁ O EFEITO “CARA INCHADA”

No caso de que o hipotireoidismo se mantenha no tempo, pode dar-se um espessamento dos tecidos moles da face.

O nariz, as maçãs do rosto, pálpebras e pescoço aumentam, o que dá lugar a um efeito inchado. Em muitos casos, os tornozelos e os pés também podem inchar.