8 Remédios naturais para aliviar os espasmos musculares

8 Remédios naturais para aliviar os espasmos musculares

Rate this post

Atualizado el24 de abril de 2018, 10:19

O estresse, má postura, um movimento brusco ou carregar pesopode prejudicar os músculos e acabar por provocar uma contratura. Trata-Se de um estado de rigidez ou contração de que padece o músculo e que pode ser muito doloroso. Além disso, podem ter um longo período de recuperação que nos transtorna o nosso ritmo de vida.

Relacionado com este artigo

LESÕES

Um primeiro conselho geral é não ficar muito tempo na mesma postura e fazer alongamentos e pequenas massagens de vez em quando. Também hás de lembrar-se de fazer um aquecimento antes de qualquer exercício físico.

No entanto, se quiser garantir mais ou não puder evitá-los, graças aos conselhos que nos dá o especialista em medicina natural Javier Mansa poderá preveni-las ou aliviarlas.

Remédios naturais para as contraturas musculares

  • Óleo de hipérico. Trata-Se de um bom preparado convém que tenhamos sempre à mão. Demora vários dias em estar a ponto, então não espere que alguém lhe faça falta e leve-o já no seu kit. É preparado com 50 g de flores e com folhas pequenas cortadas. É introduzido em um recipiente de 250 cm3 de vidro, e termina de encher com óleo de amêndoas. Deixe descansar em um armário protegido do calor e da luz, durante 20 dias. Passado este tempo, coar e está pronto para usar. Não aplicar antes da exposição ao sol.
  • Cataplasma de argila vermelha. Prepárala em um prato fundo ou tigela, com argila vermelha em pó, e adicione pouco a pouco água (fria ou quente, dependendo do tipo de contratura). Hás de ir acrescentando água até obter uma pasta espessa, homogênea e sem grumos. Aplique sobre a área afetada e deixe agir durante 30 a 60 minutos. Aplica-Se 1 ou 2 vezes ao dia, durante 2 a 5 dias. Mas você deve evitá-la se há feridas ou danos na pele.
  • Magnésio. Relaxa a atividade do tecido muscular. São recomendadas de 200 a 400 mg de magnésio, divididos em 1 ou 2 vezes ao dia. Não o tome durante muito tempo ou em caso de insuficiência renal.

Plantas medicinais para relaxar os músculos

  • Harpagófito. Tem virtudes analgésicas, ou seja, que suaviza a dor, e anti-inflamatórias. Uma combinação ideal que o músculo vá se recuperando. Tem que tomar de 400 a 800 mg de extrato seco por dia, distribuído em 1 ou 2 tomadas. Há que rejeitar este tratamento se sofre de úlcera gastroduodenal. Também não é aconselhável durante a gravidez e a amamentação.
  • Valeriana. Uma das plantas mais utilizadas para os casos de estresse. A sua actividade relaxante e antiespasmódica nos pode ir bem sobre a musculatura e desta forma ajudar a tratar os espasmos. Se usam de 300 a 900 mg de extrato seco de raiz, distribuídas em 1 a 3 tomas diárias. Não tomar durante a gravidez.

BANHOS AROMÁTICOS RELAXANTES

  • Banho de sais. Um banho relaxante e que te vai ajudar a reduzir o desconforto da contratura. É preparado em água quente a que se acrescenta 250 gr. de sais de epsom. Anteriormente, para reforçar seus efeitos gerais, adicione as sais 5 gotas de óleo essencial de manjerona, outras tantas de essência de alecrim e outras 5 gotas de lavanda. Uma nota importante, anteriormente, temos que dar os óleos essenciais em sais de Epsom, antes da descarga na água de banho.
  • Banho de sal gorda. Trata-Se de outro remédio clássico com virtudes relaxantes de toda a musculatura. Enche a banheira com água quente. Acrescenta-Se a sal gorda também pode incluir um óleo essencial, como a verbena e lavanda, para dar um toque aromático. Há que sua visão pelo menos dez minutos submersos para que o efeito relaxante comece a produzir.
  • Banho de vinagre. Tem propriedades também relaxantes semelhantes ao sal gorda. Simplesmente substitui o sal e os óleos essenciais por um par de copos de vinagre.