8 alimentos que protegem você contra o câncer de mama

8 alimentos que protegem você contra o câncer de mama

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Atualizado el05 de maio de 2017, 12:05

Seguir uma alimentação baseada na Dieta Mediterrânea pode reduzir em 30% o risco de câncer de mama,segundo um estudo realizado pelo Grupo Português de Investigação em Cancro de Mama (GEICAM) em colaboração com o Instituto de Saúde Carlos III.

Legumes, frutas, legumes, peixe e azeite de oliva são os pilares desta dieta, e todos eles contribuem para afastar o câncer. Mas as pesquisas têm demonstrado que, destes alimentos, alguns se destacam mais por suas propriedades anti-tumorais contra o câncer de mama.

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Os alimentos para prevenir o cancro de mama

Estes são os ingredientes e alimentos que deve incorporar na sua dieta para fazer com que diminua a probabilidade de gerar tumores no peito:

1. Azeite de oliva

A Universidade de Navarra e o CIBERobn fizeram uma pesquisa entre mais de 4.000 mulheres durante quase 5 anos, para estudar os efeitos da Dieta Mediterrânea enriquecida com 4 colheres de sopa por dia de óleo de oliva extra-virgem. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que, para cada 5% de calorias provenientes de este tipo de óleo é reduzido 28% o risco de câncer de mama.

Para beneficiar destes efeitos antitumorais deve ser azeite de oliva virgem, já que se é refinado perde os fenóis, compostos que são consideradas potentes antioxidantes. Isso sim, devido a sua ingestão calórica, não é aconselhável que excedam essas quatro colheres diárias que estávamos mencionando.

2. Brócolis

É rico em sulforafano, que acelera a eliminação de substâncias tóxicas do organismo e faz com que as células cancerosas são “suiciden”. Além disso, o brócolis contém outros componentes que podem parar o processo de proliferação celular nas fases iniciais do câncer de mama. Consumir 5 ou mais porções por semana pode reduzir pela metade o risco deste tipo de tumor.

3. Cúrcuma

Esta especiaria, componente imprescindível do curry, tem uma poderosa ação anti-inflamatória, que ajuda a prevenir o câncer. E é que os processos inflamatórios favorecem que as células malignas proliferen. Além disso, graças aos curcuminoides que contém, é antitrombótica (fluidifica o sangue e evita a formação de trombos) e antioxidante.

Diversos estudos demonstraram as propriedades anticancerígenas da curcumina, que também se multiplicam ao tomá-la misturada com pimenta,outro ingrediente habitual do curry.

4. Frutos secos

Contribuem, entre outras substâncias benéficas, ácido fólico e vitamina B6. E de acordo com um estudo publicado no “Journal of the National Cancer Institute”, uma dieta rica nestes nutrientes reduz as chances de desenvolver câncer de mama, principalmente após a menopausa.

No caso específico de nozes, uma pesquisa da Universidade Marshall (estados unidos). UU.) sustenta que tomar um punhado (25 g) por dia poderia reduzir significativamente a taxa de incidência do câncer de mama. Esta foi reduzida à metade em um experimento com ratos. Além disso, demonstrou-se que o seu alto teor em ácidos graxos ômega 3, antioxidantes e fitoesteróis podem retardar o crescimento do câncer.

5. Granada

É muito rica em antioxidantes, que protegem as células dos danos dos radicais livres. E, como os frutos vermelhos, também tem ácido elágico, que ajuda a impedir a proliferação de células tumorais estrogênio-dependentes.

Você pode preparar um suco com o espremedor de sumos, partindo da fruta pelo meio como uma laranja. Outra opção é passar os grãos para a batedeira em velocidade lenta e sem que se trituren as sementes e coar o suco depois.

6. Legumes

Trazem muita fibra, mas além disso, o consumo de legumes tem importantes benefícios para o organismo.

O seu consumo reduz a absorção intestinal de glicose no sangue e evita os picos de açúcar no sangue. E isso é muito importante para prevenir o câncer de mama, já que, quando aumenta o nível de glicose no sangue produz mais insulina. A insulina estimula diretamente o ovário, fazendo com que produz mais estrogênio, e sabe-se que um nível de estrogênio elevado aumenta o risco de câncer de mama.

Um estudo da Universidade de Harvard (estados unidos). UU.) mostra que uma dieta rica em fibras, principalmente desde a juventude, previne este tipo de tumor. Calcula-Se que para cada 10 g de fibra consumido por diareduz em 7% o risco de câncer de mama.É dizer, que se você tomar a quantidade diária recomendada de fibra, 30-40 g, as probabilidades são um 21-28% mais baixas.

7. Maçã

Segundo o Instituto Mario Negri de Milão (Itália), comer uma maçã por dia reduz em 18% a probabilidade de se desenvolver câncer de mama, graças aos seus polifenóis. A maçã vermelha é a mais rica nestas substâncias e recomenda-se lavar bem e comê-la com a pele, já que é onde se concentram a maior parte dos polifenóis.

8. Iogurte

Os iogurtes e outros leites fermentados são alimentos ricos em probióticos, que ativam o sistema imunológico e exercem um efeito protetor para evitar a proliferação de células tumorais. Além disso, fornecem vitamina D, cujo déficit foi demonstrado que aumenta o risco de vários tipos de câncer, entre eles o de mama. Toma-o melhor sabor.